Sabemos que nossa sociedade depende da
comunicação, o que representa uma das razões porque atualmente a sociedade, os
negócios e a própria tecnologia giram em torno da internet.
A finalidade da comunicação é eliminar
confusões, insatisfações e desentendimentos, entretanto grande parte da
comunicação empregada ainda parece ir contra sua finalidade .
O que não se pode ignorar é que o bom uso da
comunicação sempre produz resultados poderosos. Nos negócios sua presença
verbal ou não verbal é usada para transmitir mensagens, promover produtos ou
serviços e, ainda, compartilhar informação. A boa comunicação sempre estabelece
uma relação de confiança.
comunicação entre negócios
Representa qualquer comunicação que é feita
de um negócio para outro. Os relacionamentos desse tipo são vitais para um
negócio seja forte e bem sucedido, pois a relação com seus fornecedores e servidores
de serviços pode ajudar a fortalecer a estratégia do seu negócio.
comunicação com funcionários
Representa qualquer comunicação corporativa
que seja informação, correção ou encorajamento. A maioria das empresas deixa
este tipo de comunicação com o departamento de recursos humanos para dar maior
clareza e promover a execução eficaz. Esta comunicação é crucial para evitar
mal-entendidos e promover a unidade de pensamento e de processo em toda a
organização.
comunicação interdepartamental
Uma das maiores deficiências de gestão nas
corporações é a incapacidade dos vários departamentos para se comunicar de
forma eficaz. Quando esta comunicação é ineficaz, ela afeta os clientes e os
funcionários. É importante notar que uma falha de comunicação entre dois
departamentos faz com que a empresa pareça incompetente internamente e
externamente.
comunicação pública
A comunicação ao público é tipicamente
realizada na forma de promoção ou publicidade e pode ser muito eficaz na
geração de novos clientes. Outras formas de comunicação para o público são
relações públicas, cobertura da mídia e declarações da empresa. Ao comunicar ao
público uma empresa deve ter muito cuidado para garantir que a mensagem é
adequada e está sendo compreendida. A comunicação pública deve ser simples de
entender e não pode ter mensagens ocultas ou deixar o público confuso.
comunicação não verbal
As empresas devem ter em mente que as
escolhas que fazem representam o envio de mensagens não verbais a seus
empregados e ao público.
Por exemplo, em 2004, a Starbucks se recusou
a vender café especificamente para as tropas dos EUA, porque não concordava com
a guerra no Iraque. Este tiro saiu pela culatra, porque a mensagem não verbal
foi interpretada como "não apoiamos o nosso país".
Internamente, quando um gestor incita ou
promove o assédio moral, e o corpo diretivo não toma uma ação, os funcionários
entendem que a empresa apoia o assédio moral e a exploração dos funcionários.
Atualmente, mais do que em qualquer fase do passado, os funcionários têm redes
de relacionamento que se estendem, inclusive, internacionalmente.
Ou seja, qualquer ação ou omissão da sua
empresa irá enviar mensagens não verbais que podem depor contra a reputação do
seu negócio.
Fonte: http://estrategiacriativa.blogspot.com.br/
Comunicação
e Voz Fonoaudiologia Clínica e Empresarial
Contatos: 21
3177-3876 / 2143 - 3451
E-mail:
atendimento@comunicacaoevoz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.