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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Como anda a qualidade da comunicação na sua empresa?

Uma recente pesquisa realizada pela DMRH, empresa de consultoria em recursos humanos, revela que 47,9% dos profissionais brasileiros estão insatisfeitos com a comunicação no trabalho e 60% não entendem quais são as suas metas dentro da empresa, no ambiente corporativo isso se traduz em conflito, falta de produtividade e maus resultados. 

Para o profissional desenvolver-se e produzir em uma organização é muito importante que ele saiba exatamente o que faz e como sua atividade interfere no sucesso ou fracasso dos resultados da empresa. As informações chegam aos funcionários por meio dos gestores e para isso eles precisam se comunicar eficientemente. Quando o gestor se comunica mal, as informações estratégicas são disseminadas. O resultado é péssimo: sem compreender toda a estratégia, o subordinado interpreta a informação para cumprir suas metas e passa a atuar por conta própria. E aí aparecem informações desencontradas e conflitos pessoais, e os resultados despencam. 

De acordo com as teorias de desenvolvimento organizacional, existe uma fase na vida das empresas na qual, se seus gestores não voltarem sua atenção para as pessoas, a organização corre o risco de desacelerar ou estagnar seu crescimento, reforçando a necessidade de um trabalho focado na comunicação interna das empresas. 



Pessoas que têm consciência dessa realidade, procuram desenvolver suas habilidades comunicativas, dentre elas podemos citar a voz que  é um dos mais importantes instrumentos na comunicação em qualquer circunstância ou ambiente. Diferentes ocasiões exigem formas específicas de se falar. Detalhes como o direcionamento do olhar, gestos, postura corporal, modulação do timbre e velocidade da fala certamente determinam o sucesso ou fracasso na transmissão da mensagem.

Já o treinamentos em comunicação para empresas, tem o objetivo de melhorar a qualidade da comunicação interna entre os funcionários e o atendimento do funcionário com o cliente externo. O trabalho é desenvolvido através de encontros semanais com a equipe, dinâmicas de grupo, teatros, filmagens e exibição de vídeos internos, onde os colaboradores podem avaliar seu próprio desempenho. É imprescindível que cada funcionário perceba que o sucesso na comunicação com o cliente e com os colegas de trabalho, está diretamente ligado com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas mudanças em sua postura corporal e sua voz garantem esse salto qualitativo e quantitativo do discurso. Esse conhecimento o acompanhará por toda vida, tornando-o um profissional mais qualificado e valorizado.

Os trabalhadores de uma corporação podem ser verdadeiros colaboradores para a empresa ou, se pouco direcionados, prejudicar a mesma. A falta de motivação de equipes pode levar a empresa a diminuir sua produtividade e perder competitividade no mercado.

É necessário que a comunicação com o público interno seja ferramenta estratégica em uma organização, favorecendo ambientes produtivos, clientes satisfeitos e possibilitando a troca de informações relevantes para a organização desempenhar sua missão e crescer.

 A COMUNICAÇÃO EFICAZ NAS EMPRESAS: UMA ESTRATÉGIA RUMO AO DIFERENCIAL COMPETITIVO!



Comunicação & Voz Fonoaudiologia Empresarial

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