Uma recente pesquisa realizada pela DMRH,
empresa de consultoria em recursos humanos, revela que 47,9% dos profissionais
brasileiros estão insatisfeitos com a comunicação no trabalho e 60% não
entendem quais são as suas metas dentro da empresa, no ambiente
corporativo isso se traduz em conflito, falta de produtividade e maus
resultados.
Para o profissional desenvolver-se e produzir
em uma organização é muito importante que ele saiba exatamente o que faz e como
sua atividade interfere no sucesso ou fracasso dos resultados da empresa. As
informações chegam aos funcionários por meio dos gestores e para isso eles
precisam se comunicar eficientemente. Quando
o gestor se comunica mal, as informações estratégicas são disseminadas. O resultado é péssimo: sem compreender toda a estratégia, o
subordinado interpreta a informação para cumprir suas metas e passa a atuar por
conta própria. E aí aparecem informações desencontradas e conflitos pessoais, e
os resultados despencam.
De
acordo com as teorias de desenvolvimento organizacional, existe uma fase na
vida das empresas na qual, se seus gestores não voltarem sua atenção para as
pessoas, a organização corre o risco de desacelerar ou estagnar seu
crescimento, reforçando a necessidade de um trabalho focado
na comunicação interna das empresas.
Pessoas que têm consciência dessa realidade, procuram desenvolver suas habilidades comunicativas, dentre elas podemos citar a voz que é um dos mais importantes instrumentos na comunicação em qualquer circunstância ou ambiente. Diferentes ocasiões exigem formas específicas de se falar. Detalhes como o direcionamento do olhar, gestos, postura corporal, modulação do timbre e velocidade da fala certamente determinam o sucesso ou fracasso na transmissão da mensagem.
Pessoas que têm consciência dessa realidade, procuram desenvolver suas habilidades comunicativas, dentre elas podemos citar a voz que é um dos mais importantes instrumentos na comunicação em qualquer circunstância ou ambiente. Diferentes ocasiões exigem formas específicas de se falar. Detalhes como o direcionamento do olhar, gestos, postura corporal, modulação do timbre e velocidade da fala certamente determinam o sucesso ou fracasso na transmissão da mensagem.
Já o treinamentos em comunicação para empresas, tem o objetivo de melhorar a qualidade da comunicação interna entre os funcionários e
o atendimento do funcionário com o cliente externo. O trabalho é desenvolvido
através de encontros semanais com a equipe, dinâmicas de grupo, teatros,
filmagens e exibição de vídeos internos, onde os colaboradores podem avaliar
seu próprio desempenho. É
imprescindível que cada funcionário perceba que o sucesso na comunicação com o
cliente e com os colegas de trabalho, está diretamente ligado com o seu
desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas mudanças em sua postura
corporal e sua voz garantem esse salto qualitativo e quantitativo do discurso.
Esse conhecimento o acompanhará por toda vida, tornando-o um profissional mais
qualificado e valorizado.
Os trabalhadores de uma corporação podem ser
verdadeiros colaboradores para a empresa ou, se pouco direcionados, prejudicar
a mesma. A falta de motivação de equipes pode levar a empresa a diminuir sua
produtividade e perder competitividade no mercado.
É necessário que a comunicação com o público
interno seja ferramenta estratégica em uma organização, favorecendo ambientes
produtivos, clientes satisfeitos e possibilitando a troca de informações
relevantes para a organização desempenhar sua missão e crescer.
Comunicação & Voz Fonoaudiologia
Empresarial
“Unindo pessoas,
Consolidando a comunicação nas empresas e
Aperfeiçoando o seu potencial comunicativo”.
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Contatos: 21 3177-3876 / 2143-3451
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