Independente
de onde você trabalhe e que cargo ocupe, você precisa saber se comunicar
corretamente. Dar suas ideias, defender projetos, vender produtos, divulgar a
empresa, explicar estratégias, reclamar quando algo não lhe agrada, enfim,
todos estes fatores exigem bons argumentos que são gerados pela sua comunicação
de forma clara e objetiva.
Algumas
Dicas:
1.
O melhor indicador de sucesso da comunicação é a resposta obtida. Se você não
tem o retorno desejado, mude conteúdo, formato ou meio de comunicação. A
responsabilidade do sucesso na comunicação é do emissor. Normalmente os grandes
comunicadores são flexíveis e perceptivos sobre as necessidades das outras
pessoas.
2.
Direção e alta gerência devem liderar o processo de revisão dos processos de
comunicação para identificar ruídos, bloqueios e distorções. O exemplo dos
executivos geralmente é seguido por toda a organização. Melhorar a comunicação
normalmente demanda tempo, persistência e disciplina e traz enormes ganhos de
produtividade e motivação. E isso só é possível quando o exemplo vem de cima.
3.
Identifique os vícios de linguagem, palavras a serem evitadas e faça uma
campanha de conscientização para toda a equipe. O bom humor ajuda neste
processo. Foque nos problemas e não em quem tem o problema. Valorize a melhoria
da capacidade de comunicação oral e escrita. Invista em palestras e cursos na
empresa e coloque a expressão verbal como item de avaliação profissional.
4.
Grande parte dos ruídos e bloqueios na comunicação não está no verbal, nas
palavras, e sim no não-verbal, no tom de voz, gestos, posturas corporais. Ou
seja, muitas vezes o problema não é o que se fala, mas como se fala. Para
eliminar problemas que não são sequer nomeados ou conscientes, é necessário
criar um código interno de comunicação, uma cartilha de práticas e valores
cotidianos que facilitem a comunicação.
5.
Valorize todos os canais de percepção para as mensagens importantes: imagens,
gráficos, cores para os visuais; conversa para os auditivos e demonstração
prática para sinestésicos, que percebem pelo olfato, tato e paladar.
6.
Construir a sintonia no processo de comunicação requer prestar atenção e se
comunicar de maneira harmônica com o outro. Se você for flexível e deixar o
outro confortável, seu poder de persuasão será maior. O grande comunicador é um
bom ouvinte, observador e fundamentalmente empático – percebe o que não foi
dito, mas está presente na linguagem não verbal.
7.
Identifique as pessoas com quem você tem mais dificuldades de se comunicar,
assim como situações nas quais sua comunicação é ineficaz e monte seu plano de
gestão de relacionamentos. O importante é você assumir a iniciativa para
resolver o problema. E ter a coragem de mudar a sua atitude diante do problema.
8.
Um profissional bem sucedido normalmente negocia no ganha-ganha, raramente no
ganha-perde – quando eu estou certo e você errado – ou no perde-ganha – você
está certo e eu errado. Lembre-se que o perde-perde é para amadores! O
ganha-ganha requer buscar boas soluções para todos os lados e, embora algumas
vezes seja difícil e trabalhoso, essa solução resguarda as relações para o
futuro. E relações duradoras com clientes e parceiros é um capital
importantíssimo para qualquer profissional.
9.
Reuniões e apresentações eficazes normalmente são objetivas, baseadas em
informação confiável e em linguagem acessível ao público. Portanto, coloque-se
no lugar de seus interlocutores e pense na melhor estratégia e conteúdo. Se
você tem dúvida, discuta com alguém ou pergunte aos receptores.
10.
Incentive a cultura e a rotina do feedback na sua empresa e departamentos. Isso
normalmente traz impacto positivo em todos os indicadores da organização. E
quando se estabelece como hábito, ele se torna automático e reduz muito a quantidade
de conflitos e mal entendidos na empresa.
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