De
acordo com especialistas, gastamos cerca de 76% do nosso tempo com alguma forma
de comunicação, o que torna essa prática importante e essencial, seja na vida
pessoal e profissional. Por isso, o ato de se comunicar não se resume em apenas
falar, ouvir e entender uma determinada mensagem. A comunicação é uma via de
mão dupla, portanto ela deve partir do emissor de forma clara e objetiva,
facilitando assim o entendimento do receptor. Para que isso seja possível,
deve-se haver a aplicação de uma comunicação inteligente, que facilite as
relações profissionais e pessoais, seja em uma reunião de negócios,
apresentação etc.
Conheça as dicas de como aplicar a comunicação inteligente na
vida pessoal e profissional:
- A comunicação inteligente é mais moderação do que controle. Parte do princípio que o público tem experiências e percepções que devem ser respeitadas na construção do raciocínio. Quanto mais ouvir essas percepções, mais o público se identificará com o assunto;
- Tenha em mente que o interesse e a motivação do público são tarefas do comunicador;
- Encontre um ponto em comum na resolução do assunto. Isso é mais importante do que ter razão em um processo de comunicação;
- Lembre-se que as tecnologias ajudam, porém, são apenas alegorias que devem ser utilizadas para reforçar a troca de experiências;
- Evite trazer muitos detalhes logo de início. Muitos detalhes deixam o público confuso. Primeiro é preciso criar a necessidade do assunto sob o ponto de vista do outro, e assim despertar interesse no que vai ser dito;
- Sempre adeque a sua linguagem ao público;
- Deixe claro qual o seu objetivo e o que quer que as pessoas façam a partir da informação recebida.
Fonte:
http://www.revistamelhor.com.br/textos/0/dica-302632-1.asp
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