O primeiro passo para uma boa comunicação é –
controle sua ansiedade. Numa conversa, seja entrevista de emprego ou bate-papo
com amigos, não se comporte como aquele aluno sabe-tudo, que está sempre pronto
para levantar a mão, nem bem a professora faz uma pergunta. “Sintonize-se” para
que haja troca. Sorria. Reclame, quando necessário. Reaja. Mas sempre com bom-senso.
O segundo passo: pense no que vai falar.
Alguns poucos segundos gastos para colocar suas idéias em ordem produzem um
efeito maravilhoso nas palavras que você pronuncia e nas pessoas que as ouvem.
O terceiro passo: preocupe-se também com a
sua linguagem não-verbal. Para evitar interpretações equivocadas a respeito do
que você está dizendo, olhe de frente para as pessoas com quem vai conversar.
Fale alto o suficiente para que todos o ouçam, mas só grite se for necessário
(e quase nunca é necessário).
Em certa altura da conversa, mais importante
do que responder é saber perguntar. Uma pergunta bem formulada ajuda você a não
falar demais e o interlocutor a expressar melhor suas opiniões. A pergunta bem
feita também permite manter o interesse e a continuidade da conversa.
As pessoas mandam muito sinais não-verbais
quando falam de assuntos que consideram importantes. Aprenda a reconhecê-los
para poder entender as prioridades de cada interlocutor e ir direto ao ponto,
quando responder.
Pratique com afinco a “compreensão dinâmica”:
ouvir com a mente e a imaginação. Só assim você consegue ter a “empáfia”
necessária para continuar conversando. Para quem não sabe, “empatia” é a
capacidade que nós podemos desenvolver para nos colocar no lugar do outro e
sentir como ele, entendendo melhor o problema dele.
Por fim, lembre-se: mais do que uma arte,
ouvir é uma bênção que você precisa dividir com seus semelhantes. PRATIQUE,
VALE A PENA!
Carlos
Veríssimo - Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Facilitador do SEBRAE
Comunicação
& Voz
“Unindo pessoas, Consolidando a comunicação
nas empresas e Aperfeiçoando o seu potencial comunicativo”.
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