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quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Passos para uma boa comunicação

O primeiro passo para uma boa comunicação é – controle sua ansiedade. Numa conversa, seja entrevista de emprego ou bate-papo com amigos, não se comporte como aquele aluno sabe-tudo, que está sempre pronto para levantar a mão, nem bem a professora faz uma pergunta. “Sintonize-se” para que haja troca. Sorria. Reclame, quando necessário. Reaja. Mas sempre com bom-senso.

O segundo passo: pense no que vai falar. Alguns poucos segundos gastos para colocar suas idéias em ordem produzem um efeito maravilhoso nas palavras que você pronuncia e nas pessoas que as ouvem.

O terceiro passo: preocupe-se também com a sua linguagem não-verbal. Para evitar interpretações equivocadas a respeito do que você está dizendo, olhe de frente para as pessoas com quem vai conversar. Fale alto o suficiente para que todos o ouçam, mas só grite se for necessário (e quase nunca é necessário).


Em certa altura da conversa, mais importante do que responder é saber perguntar. Uma pergunta bem formulada ajuda você a não falar demais e o interlocutor a expressar melhor suas opiniões. A pergunta bem feita também permite manter o interesse e a continuidade da conversa.

As pessoas mandam muito sinais não-verbais quando falam de assuntos que consideram importantes. Aprenda a reconhecê-los para poder entender as prioridades de cada interlocutor e ir direto ao ponto, quando responder.

Pratique com afinco a “compreensão dinâmica”: ouvir com a mente e a imaginação. Só assim você consegue ter a “empáfia” necessária para continuar conversando. Para quem não sabe, “empatia” é a capacidade que nós podemos desenvolver para nos colocar no lugar do outro e sentir como ele, entendendo melhor o problema dele.

Por fim, lembre-se: mais do que uma arte, ouvir é uma bênção que você precisa dividir com seus semelhantes. PRATIQUE, VALE A PENA!

Carlos Veríssimo - Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e Facilitador do SEBRAE



Comunicação & Voz

“Unindo pessoas, Consolidando a comunicação nas empresas e Aperfeiçoando o seu potencial comunicativo”.

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