Marketing pessoal é a nossa capacidade de
interagir e de influenciar positivamente através da comunicação interpessoal.
A comunicação envolve muito mais do que
apenas palavras. Na verdade, as palavras representam apenas uma pequena parte
de nossa forma de expressão como pessoa. Estudos demonstram que numa
apresentação diante de um grupo, 55% do impacto é determinado por nossa linguagem
corporal postura, gestos e contato visual -, 38% é determinado pelo tom de
nossa voz, e apenas 7% desse impacto tem a ver com o conteúdo de nossa
apresentação (Mehrabian e Ferris, Inference of attitudes from nonverbal
comunication in two channels).
Claro que estas percentagens podem variar
dependendo da situação, mas sem dúvida alguma a linguagem corporal e o tom de
nossa voz fazem imensa diferença no impacto e no significado do que dizemos.
Não é o que dizemos, mas como dizemos que faz a diferença.
Ao encontrarmos alguém, geralmente, nos
dirigimos a esta pessoa com um como vai, tudo bem?. Este cumprimento poderá ser
interpretado pela pessoa como uma ameaça, um sinal de descaso, ou mesmo um
agradável reconhecimento pelo outro, dependendo da forma como usamos nosso tom
de voz e nossa expressão corporal.
As palavras que utilizamos são o conteúdo de
nossa mensagem, e a postura, gestos e tom de voz formam o contexto desta
comunicação. Devemos, portanto, construir um contexto favorável para que nossa
mensagem possa influenciar positivamente o interlocutor. Isto poderá ser obtido
através de nossa sensibilidade, na observação cuidadosa do comportamento da
outra pessoa, e na utilização do feedback, como forma de ajustarmos nosso
comportamento e torná-lo sintonizado com o comportamento verbal e não verbal de
nosso interlocutor.
O objetivo é obtermos uma empatia com quem
estivermos nos comunicando, e utilizarmos nossa linguagem, nossa expressão
corporal e nosso tom de voz de uma maneira sintonizada com a comunicação que
estiver ocorrendo.
De uma maneira geral, deveríamos, sempre que
possível, em nossa comunicação interpessoal observar os seguintes aspectos:
- Criar empatia com as pessoas, seus sentimentos e pensamentos desde o primeiro momento da conversação;
- Observar o tom de voz para adequá-lo à maneira de ser da outra pessoa;
- Utilizar uma postura corporal amigável e coerente com a mensagem que estivermos passando;
- Observar a reação das pessoas à nossa comunicação e modificar a maneira de agir sempre que não estivermos obtendo um resultado satisfatório.
Portanto, concluímos que, como parte de nosso
marketing pessoal, devemos estar sempre atentos à forma como nos comunicamos,
desenvolvendo continuamente nossa capacidade de influenciar positivamente as
pessoas, não apenas através de nossa condição pessoal e profissional, mas
principalmente pela forma como interagimos com elas.
COMUNICACAOEVOZ.COM.BR
CONTATO: 21 2143-3451
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