O
trabalho de assessoria na área de voz consiste em relacionar
conhecimentos teórico-práticos da profissão (trabalho com respiração,
ressonância, articulação, dicção, dentre outras coisas) com o comportamento do
indivíduo nas relações sociais e de trabalho.
Algumas propostas de atuação
Operador de Telemarketing
Objetivo: melhorar a voz para aumentar a produtividade
Principais queixas: rouquidão e cansaço vocal
Características do trabalho: seleção, admissional, treinamento,
periódicos, terceirizado, acompanhamento individual ou em grupo
Enfoque: qualidade vocal, respiração e articulação adequadas
Ator
Objetivo: desenvolver o potencial vocal para as artes cênicas
Principais queixas: rouquidão e cansaço vocal
Características do trabalho: seleção, treinamento, estabelecer contato com o grupo, terceirizado, acompanhamento individual ou em grupo
Enfoque: qualidade vocal, resistência e flexibilidade vocal, aumento da
intensidade, relação corpo-voz e a amplitude articulatória
Locutor
Objetivo: Classificar a qualidade vocal junto aos diversos tipos de locução.
Principais queixas: distúrbios articulatórios e sotaque
Características do trabalho: seleção, treinamento, cursos livres,
acompanhamento individual ou em grupo.
Enfoque: qualidade vocal, articulação e respiração adequadas, inflexões adequadas, flexibilidade vocal e excelente leitura
Cantor
Objetivo: Promover resistência e saúde vocal
Principais queixas: rouquidão e perda dos agudos
Características do trabalho: orientações em corais, seleção,
acompanhamento individual.
Enfoque: qualidade vocal, resistência vocal, controle pneumofônico,
tessitura ampla. Avaliar a voz cantada dentro dos parâmetros da voz falada.
Repórter de TV
Objetivo: adequar o comportamento vocal para o vídeo
Principais queixas: distúrbios articulatórios e sotaques
Características do trabalho: seleção, treinamento, acompanhamento
Individual.
Enfoque: qualidade vocal, inflexões adequadas, relação corpo-voz
desenvolvida, nitidez articulatória
Professor
Objetivo: desenvolver as capacidades comunicativas para o magistério
Principais queixas: rouquidão, rouquidão e rouquidão
Características do trabalho: seleção, orientação, treinamento,
terceirizado, acompanhamento individual ou em grupo.
Enfoque: qualidade vocal, resistência vocal, respiração e intensidade vocal desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.