Google+ Google+

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ORATÓRIA - A habilidade de falar em público




A oratória consiste na habilidade de falar em público de forma definida e estruturada, com o objetivo de informar, influenciar, ou distrair os ouvintes. Abrange o conjunto de regras e técnicas pertinentes à produção e apresentação de um discurso que aguça as qualidades pessoais do orador.

No mercado de trabalho, cada vez mais a oratória é uma habilidade indispensável, pois é capaz de gerar boas oportunidades de crescimento, entretanto muitas pessoas apresentam dificuldade em falar em público, e isso deve ao fato que o problema não está necessariamente ligado ao falar em público, mas sim de errar em público.

Por isso é primordial que o pensamento seja soberano ao sentimento, principalmente ao medo de eventuais falhas, que gerarão insegurança e desconforto.

Uma boa apresentação profissional depende principalmente da forma que se cativa o público e usar a fala de forma favorável a compreensão do cliente, uma vez que as oportunidades para grandes negócios são únicas.

Preparamos algumas dicas:

- Foco: Procure se informar e estudar sobre todas as informações necessárias a sua apresentação, elabore prováveis perguntas e para não se perder durante a exposição estabeleça um roteiro com toda a sequência a ser abordada;

- Público: Conhecer para quem se fala, permite a adequação da linguagem e facilita a comunicação. Por isso cuidados com os vícios de linguagem e a pronúncia são primordiais, use palavras pelas quais domina o significado para que a sua aplicação seja coerente. A impostação de voz e a linguagem corporal são cuidados que devem ser tomados para que o excesso nem a escassez façam parte da apresentação;

- Segurança: Com a apresentação elaborada e estudada procure controlar o nervosismo, e se algo sair do controle, contorne a situação e exponha suas ideias com assertividade e domínio.

Qualquer profissional que almeja sucesso em sua trajetória deve compreender que falar em público é uma competência a ser incorporada em sua rotina, que agregará boas oportunidades e expansão na carreira.

Comunicação & Voz Fonoaudiologia Empresarial

“Unindo pessoas, Consolidando a comunicação nas empresas e
Aperfeiçoando o seu potencial comunicativo”.

www.comunicacaoevoz.com.br

www.comunicacaoevoz.blogspot.com.br

Contatos: 21 3177- 3876 / 2143-3451

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.