A respiração é fundamental no sucesso de uma
apresentação em público. Respirar deveria ser uma prática natural e saudável.
Infelizmente os vícios de nossa educação, e as tensões a que estamos submetidos
tanto na vida profissional quanto pessoal e familiar, geram enrijecimentos e uma mudança no nosso padrão respiratório que influência diretamente em nossa vocalização, em nosso bem estar e também no bom funcionamento cerebral e de todo o nosso organismo.
O principal músculo da respiração é o
diafragma. “É um músculo estriado esquelético em forma de cúpula e principal
responsável pela respiração humana (também é auxiliado pelos músculos
intercostais e outros músculos acessórios); serve de fronteira entre a cavidade
torácica e a abdominal. “ (Fonte Wikipedia).
Para facilitar o contato e a auto percepção
do diafragma, recomendo aos alunos que coloquem as mãos na altura do estômago.
Em seguida peço que simulem uma tosse. Automaticamente o diafragma se
manifesta, como se empurrasse as mãos dos participantes. Essa é uma experiência
simples que você poderá fazer, e assim se conscientizar do funcionamento desse
músculo. Uma vez, tendo consciência do músculo é fundamental realizar o
treinamento de uma respiração profunda, iniciando na região abdominal e
ampliando para a região toráxica superior. Aumentar a capacidade de respiração
e o volume de ar dentro dos pulmões irá trazer bem estar e maior controle da
fala.
Ampliar e controlar a respiração é um excelente caminho para diminuir a
ansiedade e lidar melhor com a angústia diária, e conseqüentemente com o
nervosismo diante da platéia, em uma apresentação em público. Inspirar e expirar lentamente antes de uma
apresentação, ou mesmo diante de um conflito, são formas eficazes de se buscar
um equilíbrio emocional.
Anatomicamente falando, o diafragma funciona
com um fole: ao inspirarmos, expande os
pulmões que se ampliam, e o ar entra; ao expirarmos o diafragma comprime os
pulmões para o ar sair. O controle do diafragma consiste em evitar que haja uma
compressão rápida os pulmões. Ou seja, treinar para que o diafragma se mantenha
o maior tempo possível expandido, e lentamente permitir a expiração de uma
forma contínua, lenta e controlada.
A boa postura é vital nesse processo. Ainda
que você esteja sentado, deve-se manter a coluna alongada, com um bom
posicionamento nas regiões pélvica, lombar e cervical para que haja espaço
suficiente. Assim a musculatura abdominal poderá trabalhar livremente.
O efeito tranqüilizador de uma respiração
profunda é muito gratificante e salutar. Ocorre maior oxigenação do cérebro e
uma maior possibilidade de harmonia no trabalho do corpo como um todo. O diafragma controla o volume de ar que passa
pelas pregas (cordas) vocais, fazendo-as vibrar, e gerar os sons para a fala.
O próximo passo para se controlar a emissão
vocal, consiste em se treinar a
ressonância das vocalizações, ou seja, com a
boca fechada deve-se fazer um som, como “um mugido de boi”, vibrando as
pregas (cordas) vocais. E criando uma ressonância nos ossos da face e do tórax,
similar a uma caixa de som amplificada.
São exercícios muito eficazes para se
conseguir um aumento no volume e conseqüente projeção da voz no espaço. A boa
vibração sonora faz com que o corpo funcione como uma potente caixa acústica,
ampliando a voz e projetando-a no ambiente de
uma forma agradável e harmônica.
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