Google+ Google+

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dicas para você desenvolver a ESCUTA ATIVA

Saber ouvir DE VERDADE é uma capacidade relativamente difícil de desenvolver, mas não é impossível, desde que a você se dedique a aprender esses 4 itens essenciais da escuta ativa:

1 – NADA DE INTERRUPÇÕES
Ouça com atenção. Ouça sem interromper. Mantenha completo silêncio, como se o que a pessoa está falando fosse a coisa mais importante do mundo. Balance a cabeça conforme ela fala e faça expressões que confirmem as palavras dela.

2 – PENSE ANTES DE RESPONDER
Quando a outra pessoa parar de falar, espere 3 segundos antes de responder. Isso evita que você interrompa, caso a pessoa tenha parado só um pouquinho, e transmite a ideia de que você está processando e digerindo as palavras dela, ou seja, dá a noção de atenção concentrada.

3 – FAÇA PERGUNTAS ESCLARECEDORAS
Pergunte sempre coisas do tipo “Deixa eu ver se entendi: você disse que … ?” Esclareça o que a pessoa quis dizer com aquilo. Essa atitude demonstra um interesse genuíno e permite que você conduza o novo rumo da conversa através de perguntas.

4 – COMENTE OS DETALHES
Depois de cada tema conversado, pare por 3 segundos e recapitule, retome o que ela falou usando as mesmas palavras dela. “Ah… Então você disse isso e depois fez aquilo, não é?”. Depois da confirmação volte a fazer perguntas. Foque nos detalhes que ela deu mais ênfase porque são os mais importantes para ela.

Exercite essas 4 atitudes nas suas próximas conversas e você vai ver o que vai acontecer. É extraordinário!

Conhecer a importância da escuta ativa nas relações interpessoais e identificar os aspectos relevantes da escuta ativa para  assim praticar a influência positiva no âmbito profissional e pessoal.

Lembre se!!! Quanto mais informações você, como ouvinte, tiver, melhor poderá responder à comunicação do locutor.




Fonte: Seja Excelente - Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal

Comunicação & Voz Fonoaudiologia Empresarial

“Unindo pessoas,
Consolidando a comunicação nas empresas e
Aperfeiçoando o seu potencial comunicativo”.

www.comunicacaoevoz.com.br
www.comunicacaoevoz.blogspot.com.br
Contatos: 21 3177-3876 / 2143-3451

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.